Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mendes, Diego de Jesus"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização de mapas de croqui como instrumento facilitador no ensino de cartografia para o ensino fundamental
    (2025) Mendes, Diego de Jesus; Carvalho, Edione Teixeira de
    Este estudo analisa a eficácia e mapas de croqui como ferramenta pedagógica no ensino de cartografia para o ensino fundamental, com foco em sua contribuição para o desenvolvimento da compreensão espacial, do pensamento crítico e da criatividade dos alunos. O principal objetivo foi avaliar a eficiência dos croquis como ferramenta de apoio no aprendizado de cartografia no ensino fundamental. destacando seu impacto na compreensão espacial, no pensamento crítico e na criatividade dos alunos. Fundamentado na metodologia do estado da arte, a pesquisa abrange uma revisão sistemática da literatura, identificando contribuições relevantes sobre o tema em bases acadêmicas renomadas, como JSTOR, Scopus, Web of Science e Google Scholar, com publicações entre 2015 e 2023. A seleção inicial de 90 trabalhos foi refinada para 8 artigos, utilizando critérios rigorosos de inclusão e exclusão que garantisse a relevância direta ao uso dos mapas de croqui no ensino de cartografia. Os resultados apontaram que, embora desafios como a formação docente e o acesso a recursos didáticos ainda persistam, os mapas de croqui são eficazes ao estimular a análise espacial, o pensamento reflexivo e a criatividade. Além disso, destacaram-se a inclusão de práticas inovadoras e a aproximação do conteúdo escolar à realidade dos alunos. Considerou-se que os mapas de croqui possuem potencial como instrumento no ensino de cartografia, sendo uma abordagem inclusiva, acessível e transformadora. O estudo contribui para a literatura acadêmica ao fornecer subsídios para práticas pedagógicas inovadoras e sugerir novas direções de pesquisa na área.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS