Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB)
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Navegando Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (UAB) por Autor "Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da"
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Item O mundo da matemática por trás do ensino e das brincadeiras lúdicas(2023) Evangelista, José Maria Arroio; Ferreira, Rocene Garcia Sevalho; Rosa, Luciana Aparecida Barbieri daA educação é um direito humano fundamental, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente de sua origem, gênero, etnia ou situação socioeconômica. inserir. O lúdico na educação infantil, destacando como o processo de aprendizagem das crianças envolve interações, descobertas e apropriação de conhecimentos. O lúdico é ressaltado como uma abordagem eficaz para envolver as crianças nas atividades educacionais, pois as brincadeiras são inerentes a elas, e utilizá-las como estratégia de ensino é uma maneira relevante de alcançar objetivos pedagógicos. Nesse cenário, surge à problemática: Qual a importância do lúdico no que tange ao ensino da matemática na educação infantil? Assim, o objetivo geral é refletir sobre a importância do lúdico no ensino da matemática na educação infantil. Como objetivo específico tem-se: (1) Compreender os distintos ápices sobre a importância da educação e suas especificidades; (2) Escrever o estado da arte sobre os estudos que abarcam sobre o lúdico e o ensino da matemática na educação infantil; e (3) Refletir sobre a importância do lúdico e do ensino da matemática na educação infantil O método de pesquisa empregado é o dedutivo, pois parte da compreensão da regra geral para chegar à conclusão dos casos específicos. Quanto aos procedimentos de pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, pois os meios necessários utilizados como coleta de dados são materiais já publicados: jornais, livros, revistas e qualquer documento disponível e acessível ao público. Já com relação à análise dos dados foi realizada com foco na coerência. Foi constatado que A chegada de novos conceitos sobre como ocorre o conhecimento, tem dado oportunidade a outras maneiras de apreciar a função dos jogos no ensino. A utilização do jogo para ensinar matemática, começa a ser encarado como material pertencente ao ensino quando se torna um elemento “provocador” de aprendizagem. O aluno é inserido no contexto lúdico, ele assimila a disposição lógica da brincadeira e, consequentemente, acaba aprendendo também a ordenação matemática presente.