Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Autor "Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Discalculia no ensino fundamental II: intervenção pedagógica(2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de buscar caminhos para possíveis intervenções pedagógicas no sentido de contribuir no ensino aprendizagem do estudante. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações, baixa autoestima e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Propomos incentivar e motivar o estudante com discalculia em aprender matemática de forma lúdica, utilizando os jogos, pois é uma excelente proposta pedagógica, para atrair e desenvolver o raciocínio lógico matemático, com materiais concretos, sendo possível a realização da aprendizagem de forma significativa.Item O uso de Recursos da Tecnologia Assistiva no ensino de Matemática aos alunos cegos do Ensino Fundamental II do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré(2024) Souza, Franciele dos Anjos; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deEste artigo intitulado o uso de Recursos da Tecnologia Assistiva (TA) no ensino de Matemática aos alunos cegos do 6º e do 7º do Ensino Fundamental II, do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré, com objetivo de identificar as estratégias pedagógicas com o uso dos recursos da (TA), para o ensino das operações básicas da matemática, aos estudantes cegos, a partir dos relatos do professor da disciplina de matemática e do professor da sala multifuncional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Metodologia qualitativa utilizado a de coletas dados, por meio de questionário e entrevista semiestruturada. As dificuldades de aprendizagem que alunos cegos apresentam ao realizar operações básicas da matemática podem ser minimizadas ao utilizar os recursos da TA, sendo um instrumento de mediação, que visa compensar, potencializar, auxiliar as habilidades comprometidas pela deficiência visual, fortalecer a autoestima e ajudar a superar barreiras, na perceptiva da Educação Inclusiva.