Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Autor "Gonçalves, Adriano Antônio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O uso do jogo como metodologia de ensino da Matemática: uma maneira de amenizar as barreiras existentesna transiçâo do 5° para o 6° ano(2023) Gonçalves, Adriano Antônio; Barboza, Claudemir MirandaO presente artigo tem a finalidade de expor os benefícios da utilização de jogos como facilitadores na transposição de barreiras inerentes à transição escolar do 5º ano (ensino fundamental I) para o 6º ano (ensino fundamental II). Para tanto, apresentou-se breve histórico dos jogos e aprendizado, além da organização curricular do ensino da matemática do 5º e 6º ano demonstrando os níveis de aprendizado esperados, e por fim, indicou-se jogos matemático e seus possíveis benefícios para facilitar o aprendizado dos alunos utilizando como base as experiências realizadas com turmas reais, relatadas em estudos científicos. A elaboração se deu por meio de pesquisa bibliográfica em livros e periódicos com a temática dos jogos e aprendizado da matemática. Através da pesquisa foi possível depreender que há alguns pormenores relacionados a transição entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental e no que tange ao ensino da matemática os jogos podem servir para superá-los, para gerar um contexto de ensino agradável, uma melhor convivência, bem como, contribuir com a revisão e fixação de conteúdos trabalhados anteriormente.