Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de Ciências e Matemática por Autor "Ferrete, Jaqueline Aida"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Dificuldade em incluir aulas práticas no ensino de ciências do ensino fundamental I das escolas públicas(2023) Côra, Letícia; Ferrete, Jaqueline AidaAs aulas práticas são ferramentas que contribuem com o ensino da ciência, despertando o senso crítico, a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo estudo. Essa pesquisa, visa o interesse por saber quais ferramentas utilizadas para realização de aulas práticas e principalmente a dificuldade que os professores encontram para as realizações dessas aulas. Sabe-se que o modelo tradicional de ensino, onde as ferramentas não são utilizadas é ainda, amplamente utilizado por muitos educadores. Nas nossas escolas públicas, não são suficientes a aprendizagem dos estudantes, ou seja, as aulas práticas na disciplina de ciências são fundamentais para o ensino da área, pois permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, possibilitados pela observação, experimentação, comparação, estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos. Podendo ser trabalhadas nas aulas de práticas experimentais, em busca do incentivo à curiosidade, o respeito à diversidade de opiniões, a persistência na busca de informações e de provas obtidas por meio de investigação. Percebe se assim uma necessidade dessas aulas práticas e a importância das mesmas para o processo de ensino-aprendizagem. Com as bibliografias disponíveis pode-se entender e relatar o quanto é importante a realização de atividades práticas no ensino de ciências.Item Ensino da matemática no curso de engenharia civil: uma proposta de projeto de nivelamento(2021) Mateus, Géssica Karen; Ferrete, Jaqueline AidaEstudos no campo de Engenharia e Educação Matemática indicam que os estudantes de Engenharia encontram muitas dificuldades em seus cursos de Matemática nos primeiros anos de estudo. As matrizes curriculares de muitos cursos de Engenharia contemplam, nos seus primeiros semestres, disciplinas básicas de Matemática do Ensino Superior. Por exemplo, na Engenharia Civil, disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Cálculo Numérico são detentoras de altas taxas de retenção e, em muitos casos, resultar em abandono do curso. São inúmeros fatores que podem contribuir para a dificuldade no ensino de Matemática no curso de Engenharia Civil, tais como: défice no ensino básico, a metodologia de ensino-aprendizagem, a dificuldade cognitiva dos alunos desenvolverem habilidades para o desenvolvimento do cálculo matemático, entre outros. Sabendo dessas dificuldades. para este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de plano de ensino para um curso de nivelamento de Matemática com conceitos básicos para que os estudantes do curso de Engenheira Civil possam desenvolver habilidades de cálculo presentes durante sua vida profissional