Pereira, Rosa Martins CostaSouza, Elaine do Nascimento Siqueira deTrindade, Elizoneth Sales2025-12-122025-12-122025SOUZA, Elaine do Nascimento Siqueira de; TRINDADE, Elizoneth Sales. Princípios e estratégias para desenvolvimento de habilidades sociais e funções executivas de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: contribuições para o trabalho do professor. Orientadora: Rosa Martins Costa Pereira. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia EAD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2222Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia, junto ao Curso Licenciatura em Pedagogia na modalidade EAD.O âmbito escolar vem sendo um ambiente desafiador para muitos educadores por haver inúmeros fatores recorrentes, os quais exigem uma postura diferenciada para desenvolver empatia e um espaço acolhedor a todos, principalmente para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) um transtorno que apresenta três características primordiais como desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo busca analisar princípios e estratégias pedagógicas para o trabalho do professor de crianças com TDAH com foco no desenvolvimento de habilidades sociais que promovam um ambiente propício para a aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma abordagem a partir dos aportes teóricos de Russel Barkley (2023), atualmente professor aposentado na área de Psiquiatria e Neurologia do Centro Médico da Universidade de Massachusetts (1985-2002) e, posteriormente, trabalhou como Professor de Psiquiatria e Ciências da Saúde na Universidade Médica da Carolina do Sul (2003-2016), dentre outros que corroboram com as reflexões da temática. A relevância do referido estudo tem como respaldo os desafios do trabalho do professor e dos indivíduos com TDAH, principalmente quando não há suportes adequados para o desenvolvimento pessoal e social da pessoa. Destaca-se também a importância de que professores das primeiras etapas da escolarização tenham conhecimento e vivências com estratégias para o desenvolvimento de habilidades necessárias para que possam realizar intervenções pedagógicas adequadas e eficazes. A pergunta norteadora desta pesquisa, foi: Quais as ferramentas com objetivos pedagógicos o professor pode utilizar para aprimorar as habilidades sociais e princípios do aluno com TDAH? Mediante isso, o estudo visa indicar estratégias pedagógicas para professores de sala de aula que têm alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).pt-BRTDAHHabilidades sociaisPrincípiosEstratégias pedagógicasPrincípios e estratégias para desenvolvimento de habilidades sociais e funções executivas de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: contribuições para o trabalho do professorTrabalho de Conclusão de Cursohttps://doi.org/10.54033/cadpedv22n13-029ADHDSocial skillsPrinciplesPedagogical strategies