Miguel, José CarlosFreitas, Sirley Leite2023-03-152023-03-152021FREITAS, Sirley Leite. Conhecimentos necessários ao ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental a luz da aprendizagem desenvolvimental: um estudo no estado de Rondônia. Orientador: José Carlos Miguel. 2021. 228 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/233Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Campus de Marília, como prérequisito para obtenção do título de Doutor em Educação.Este estudo objetiva identificar os conhecimentos docentes necessários para ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e se esses conhecimentos estão contemplados nos cursos de formação inicial de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Rondônia. A questão que orientou nossa pesquisa foi: “Quais os conhecimentos docentes necessários para ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e se esses conhecimentos estão contemplados nos cursos de formação inicial de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Rondônia?”. A pesquisa foi delineada pelos seguintes caminhos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada com 11 graduandos do curso de Licenciatura em Pedagogia da IES pública e 14 da IES particular. Foram realizados três encontros dialogados nos quais discutimos seus conhecimentos e concepções sobre matemática e suas percepções sobre o curso em que estavam se graduando. O referencial teórico é amplo ao abordar os conhecimentos necessários aos professores para a prática docente, sendo que nos situamos no âmbito da teoria histórico-cultural e da teoria da aprendizagem desenvolvimental de Vygotski e seguidores relativamente ao processo de apropriação do conhecimento. Os resultados indicaram problemas na formação inicial tais como: cursos com pouco tempo destinado ao ensino de matemática em seus currículos e maior ênfase aos conhecimentos relativos à metodologia e didática do que aos conteúdos específicos de matemática; a falta de aprofundamento, lacunas e fragilidade na construção de conceitos e conhecimentos matemáticos; dificuldades em ensinar o conteúdo de matemática devido ao conhecimento insuficiente de alguns conteúdos matemáticos a serem ensinados; rejeição à matemática; e ensino pautado na associação de modelos. Constatamos que os conhecimentos construídos pelos graduandos são de base empírica, com pouca ênfase à construção de conhecimento teórico. Com isso ressaltamos a importância das proposições da teoria da aprendizagem desenvolvimental na construção dos conhecimentos docentes. Desse modo, defendemos a tese de que os conhecimentos docentes necessários para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental são os conhecimentos específicos do conteúdo, os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos e os conhecimentos pedagógicos gerais atinentes à prática pedagógica voltada ao desenvolvimento do pensamento teórico nos anos iniciais de formação, o que implica na busca de transformação da cultura da matemática escolarizada.pt-BREducaçãoConhecimentos docentesMatemáticaFormação do pedagogoTeoria histórico-culturalConhecimentos necessários ao ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental a luz da aprendizagem desenvolvimental: um estudo no estado de RondôniaThesisEducationTeaching knowledgeMathematicsEducation of the pedagogueHistorical-cultural theory