Pereira, Ricardo dos SantosSantos, Maria das Vitórias2025-11-192025-11-192025SANTOS, Maria das Vitórias. Atendimento humanizado e sua influência na experiência do cliente: um estudo em Campina Grande/PB. Orientador: Ricardo dos Santos Pereira. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EAD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2138rtigo tecnológico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Gestão Comercia na modalidade EAD.No cenário atual, em que os consumidores valorizam não só a eficiência, mas também a empatia, a escuta ativa e a clareza na comunicação, o atendimento humanizado se destaca como um dos principais diferenciais competitivos. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância do atendimento humanizado na experiência do cliente. A pesquisa de natureza aplicada, abordagem quali-quantitativa e enfoque exploratório, utilizou como instrumento de pesquisa um questionário semi estruturado elaborado no Google Forms, destinado a clientes de variados setores da área de serviços. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes considera que uma comunicação clara e uma atitude receptiva são elementos fundamentais para avaliar positivamente uma experiência de atendimento, ressaltando também a relevância de uma resolução eficaz no primeiro contato. As discussões indicam que a implementação de práticas humanizadas e bem organizadas ajuda a melhorar a reputação da instituição, fortalecer relacionamentos com os clientes e aumentar a satisfação. Nesse sentido, investir na formação das equipes e na criação de canais de feedback contínuos são diferenciais para um atendimento de qualidade. A integração de empatia, eficiência e processos bem definidos melhora o desempenho das organizações e aumenta os benefícios para a sociedade, promovendo uma cultura organizacional mais próxima e colaborativa.PortuguêsAtendimento humanizadoExperiência do clienteDiferencial competitivoSatisfaçãoCampina Grande/PBAtendimento humanizado e sua influência na experiência do cliente: um estudo em Campina Grande/PBTrabalho de Conclusão de CursoPersonalized serviceCustomer experienceCompetitive advantageSatisfactionCampina Grande/PB