Carvalho, Edione TeixeiraLeal, Adeilton Freire2025-12-162025-12-162025LEAL, Adeilton Freire. A percepção dos professores de Geografia sobre interpretação ambiental: um estudo de caso no ensino fundamental - anos finais em duas escolas estaduais de São Miguel do Guaporé/RO. Orientador(a): Dra. Edione Teixeira de Carvalho. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Geografia ProfGeo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2259Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede - PROFGEO no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, como parte do requisito para obtenção do título de Mestre em Ensino de Geografia na Linha de Pesquisa 2: Formação Docente em Geografia: esta linha volta-se para estudos que abordam a formação inicial e a formação continuada dos professores de Geografia, considerando os diferentes contextos de sua prática, no intuito de aprimorar seu fazer pedagógico.A Interpretação Ambiental (IA), estratégia sensibilizadora, cujo precursor é Freeman Tilden, é reconhecida como uma poderosa ferramenta de ensino capaz de mobilizar estudantes sobre questões ambientais através do contato direto ou de recursos ilustrativos. No contexto brasileiro, embora sua aplicação no ensino formal seja recente, a IA tem despertado interesse, principalmente em pesquisas sobre trilhas interpretativas. Este estudo busca compreender a percepção dos professores de Geografia do Ensino Fundamental – Anos Finais em duas escolas estaduais de São Miguel do Guaporé/RO sobre a IA. A pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e configurada como Estudo de Caso, utilizando a revisão bibliográfica como um procedimento técnico aliado à coleta de dados por meio de questionário semiestruturado e um grupo focal com cinco professores. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, com base em Bardin (1977), por meio de quatro categorias: IA no Contexto da BNCC; IA na Formação Inicial e Continuada; Utilização da IA como Estratégia Sensibilizadora; e Percepção da IA como Prática Pedagógica Emancipadora. Os resultados demonstram que, embora haja possibilidades de uso da IA por meio dos objetos de conhecimento da BNCC, a necessidade de aperfeiçoamento dos professores é evidente, visto que eles não tiveram acesso direto à IA em suas formações iniciais ou continuadas. Contudo, mesmo com a lacuna formativa e pouca experiência no ensino de Geografia, os docentes demonstraram aptidão, desejo de utilizar estratégias sensibilizadoras e, inclusive, fazem uso intuitivo da IA. A pesquisa alcançou resultados satisfatórios, indicando que, com o aperfeiçoamento profissional dos professores colaboradores poderá contribuir significativamente em suas formações e, em suas práticas poderão sensibilizar sujeitos ativos e críticos. O produto desta dissertação é um guia para professores de Geografia sobre a utilização da IA.PortuguêsEnsino de GeografiaInterpretação ambientalEmancipaçãoFormação de professoresA percepção dos professores de Geografia sobre interpretação ambiental: um estudo de caso no ensino fundamental – anos finais em duas escolas estaduais de São Miguel do Guaporé/RODissertaçãoEnvironmental interpretationGeography teachingEmpowermentTeacher training