Guardia, GleisonSilva, Rafael Evald2024-10-222024-10-222024SILVA, Rafael Evald. SCAJP - Sistema de Gestão para Centro de Autismo Ji-Paraná. Orientador: Gleison Guardia. 244 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1371Projeto de Conclusão de Curso apresentado à coordenação do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como parte dos requisitos necessários para a conclusão do curso.O trabalho aqui apresentado propõe como objetivo o desenvolvimento de um sistema que auxiliará na gestão dos processos de escolas com foco em autismo. A gestão de escolas de autismo e escolas em geral vem enfrentando importantes transformações ao longo dos anos e, diante disso, os avanços em relação aos recursos utilizados para auxiliar na gestão das várias atividades que abrangem o ambiente em que as escolas com foco em autismo estão inseridas. Esse ambiente faz com que as escolas de autismo sejam inseridas em um cenário cada vez mais exigente e moderno. Para isso, uma das soluções empregadas foi o desenvolvimento de um sistema de gestão que gerencie vários processos internos dessas escolas. Os sistemas de gestão tornou-se um dos principais componentes dos sistemas de informações para as escolas. O projeto de desenvolvimento do sistema foi realizado utilizando uma metodologia conhecida como esteira corrente. No processo da programação foi utilizado a linguagem C#, JavaScript, HTML e CSS que contribui para uma arquitetura de desenvolvimento do sistema. Na análise para o desenvolvimento do sistema de gestão para a escola de autismo, foram identificados os requisitos funcionais e os requisitos não funcionais. Assim, foram desenvolvidos os casos de uso necessários, diagrama de classe, diagrama de atividade das atividades mais necessárias do sistema, diagrama entidade e relacionamento conceitual junto com o diagrama modelo relacional lógico para a criação das tabelas do banco de dados e os protótipos das telas do sistema. Diante disto, este trabalho buscou atingir os objetivos específicos essenciais para um sistema que consiga agregar a rotina do ambiente que o centro de autismo convive.PortuguêsSistema de gestãoEscolasEscolas de autismosSCAJP - Sistema de Gestão para Centro de Autismo Ji-ParanáTrabalho de Conclusão de CursoManagement systemSchoolAutism schools