Syryczyk, Edilberto FernandesSousa, Vitor Pego Panizi Ribeiro de2025-12-182025-12-182025SOUSA, Vitor Pego Panizi Ribeiro de. Principais fatores que provocam desinteresse pela matemática em alunos de ensino médio. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso, (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2025http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2280Monografia entregue como Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado, junto ao Curso Licenciatura em matemáticaÉ notório que nossa sociedade tem dificuldade em compreender e aprender matemática, principalmente no período escolar. Matemática é uma área de conhecimento que está presente desde o início até o fim da educação básica, e, com o passar dos anos escolares, inúmeros alunos a veem como um empecilho em sua trajetória educacional, gerando assim um abrupto desinteresse em relação ao assunto como do estudo, intensificando-se no ensino médio. A partir disso surge o nosso interesse em compreender quais são os principais fatores que estão gerando desinteresse pela matemática nos alunos do ensino médio, com o objetivo de compreender e criar métodos para contornar esta problemática. O debate teórico ancorou-se nos olhares dos autores Alarcão (1996), Almeida (2010), Belloti (2010), Bicudo (1993), Brait (2010), Brolezzi (2014), D’Ambrosi (1989), Dante (2017), Fiscareli (2007), Fernandes (2005), Fontana (2013), Freire (2014), Gil (2008), Granzotto (2009), Lorenzato (1993), Moratori (2003), Pais (2007), Pontes (2018), Tavares (2004) e Vygotsky (2007). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com aporte documental, utilizando buscadores como SciElo e Google Acadêmico, e termos chaves como: educação matemática, pesquisa em educação matemática, desinteresse por matemática e outros. A fim de constatar, elencar e analisar quais são os principais fatores que causam diminuição do interesse dos alunos pela matemática, foram utilizados 22 artigos científicos, dissertações e livros relevantes na área para dar embasamento científico à pesquisa. Foi possível identificar e analisar fatores como: discutir as exigências curriculares da área da matemática para a atualidade; analisar em que medida fatores relacionados ao relacionamento aluno/professor afetam a aprendizagem de matemática; e investigar de que forma fatores relacionados à qualidade do material pedagógico pode interferir no rendimento e interesse do aluno pela matemáticaPortuguêsAprendizagem em matemáticaDesinteresse em matemáticaEducação matemáticaPrincipais fatores que provocam o desinteresse pela matemática em alunos de ensino médioTrabalho de Conclusão de CursoLearning in mathematicsDisinterest in mathematicsMathematics education