Syryczyk, Edilberto FernandesArruda, Andreia2023-06-052023-06-052023ARRUDA, Andréia. Jogos lúdicos em sala de aula. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/370Trabalho de Conclusão do Artigo Científico, apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, como requisito obrigatório para obtenção do título de Licenciado em Matemática.Este artigo apresenta o tema jogos lúdicos em sala de aula como uma opção para uso pedagógico, podendo ser utilizado como uma ferramenta metodológica que enriquece o ensino e aprendizagem dos alunos, pois através da diversão os alunos podem aprender de forma mais prazerosa. O objetivo neste caso é entender e aplicar atividades lúdicas na aula final. Para tanto, foram realizados experimentos que fazem parte do trajeto formativo dos alunos em sala de aula, que são relatados neste artigo. À medida que os alunos jogam, eles desenvolvem habilidades por meio de oportunidades para pesquisar e descobrir novas estratégias de aprendizagem. A utilização do método lúdico e dos jogos tende a ser um grande aliado na construção do conhecimento, pois estimula os educadores a pensar, graças aos quais os alunos podem aprender, pensar e refletir com naturalidade, nos jogos é importante projetar desafios por meio de competições, siga as regras, crie estratégias dessa forma, enriqueça o conhecimento, supere as dificuldades, desenvolva habilidades de trabalho em equipe. Portanto, os alunos tendem a aprender melhor a matemática de forma lúdica.pt-BRAtividades lúdicasEnsino de matemáticaSala de aulaPós pandemiaJogos lúdicos em sala de aulaTrabalho de Conclusão de CursoLudic activitiesMathematics teachingClassroomPost pandemic