Oliveira, FernandaMiranda, Ariane ZambonSilveira, Lúdia Bello2025-02-262025-02-262025SILVEIRA, Ludia Bello. Arquitetura escolar: relação do ambiente e aprendizagem. Orientador: Fernanda Oliveira. 2025. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1645Trabalho de Conclusão de Curso entregue ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharelado em Arquiteta e Urbanista.A arquitetura escolar tem a capacidade de apropriar os espaços, permitindo que seus usuários possam ter conforto enquanto cumprem seus deveres. Os aspectos da arquitetura escolar promovem um ambiente que potencializa o aprendizado e proporciona bem-estar aos usuários. Vários elementos influenciam no ambiente que podem estimular cognitivamente as crianças, tendo como princípio que cor, temperatura, luminosidade, interação entre espaços, circulação e fatores acústicos são fundamentais nesses espaços. Para compreensão deste estudo foi usado como referência autores que discutem a questão da aprendizagem no espaço escolar. Como metodologia, o processo trouxe consigo uma abordagem qualitativa, e foi usada a forma de coleta de dados por meio de método exploratório, sendo através de revisão da literatura e estudos de caso. Analisando os estudos de caso, foi possível fazer um levantamento que resultou em análise de caráter comparativo das escolas, assim como, identificar semelhanças e problemáticas dessas edificações. Observou-se que as escolas possuem padrões distintos, mas que se assemelham com o tipo tradicional de ensinar. As normas são muito válidas quando se diz respeito a corpos adultos, aos de crianças é necessário que seja levado em consideração as dimensões que elas ocupam, como nas carteiras, a acessibilidade das escolas são as básicas que são necessárias para determinado conforto dos usuários, mas isso muitas vezes não significa, inclusão.PortuguêsProjeto escolarJean PiagetConforto escolarTipologia escolarHistória do ensino.Arquitetura escolarrelação do ambiente e a aprendizagemTrabalho de Conclusão de Curso