Piffer, Douglas MoroReis, Jaqueline Damaceno dosAraújo, Vania de Souza2025-06-032025-06-032025REIS, Jaqueline Damaceno dos; ARAÚJO, Vania de Souza. Gestão pública transformadora: o papel do gestor na educação ambiental. Orientador: Douglas Moro Piffer. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.1677-9762http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1768Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, sob a orientação do professor Douglas Moro Piffer.A educação ambiental é vista como fundamental para formar cidadãos críticos e engajados, com abordagens divergentes entre práticas diretas e visões éticas, destacando a importância da capacitação de educadores, participação comunitária e políticas públicas integradas, embora haja lacunas no estudo do impacto em comunidades vulneráveis e no uso de tecnologias digitais para ampliar seu alcance. Objetivo: O objetivo principal deste estudo é analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, a atuação do gestor público na promoção da educação ambiental, destacando as práticas, desafios e boas práticas adotadas nesse contexto. Metodologia: Este estudo é uma revisão narrativa de literatura que analisou publicações contemporâneas sobre a atuação do gestor público em prol da educação ambiental, utilizando bases de dados acadêmicas para garantir uma análise atualizada, qualitativa e contextualizada das práticas, desafios e boas práticas na interação entre poder público, sociedade e educadores ambientais. Resultados: Da análise das publicações recentes sobre o tema, emergiram as seguintes dimensões: as ações educativas nas escolas e a articulação com a sociedade civil, os desafios políticos, econômicos, culturais e sociais enfrentados, e as boas práticas nas interações entre poder público, sociedade e educadores ambientais. Considerações Finais: As considerações finais destacam que o sucesso das políticas de educação ambiental depende da capacidade dos gestores públicos de integrar sociedade, educadores e tomadores de decisão, enfatizando a importância da gestão participativa, da formação interdisciplinar dos gestores, da descentralização para adaptação local, e da necessidade de uma avaliação mais aprofundada sobre os impactos dessas políticas, especialmente em comunidades vulneráveis, com foco na integração de modelos híbridos de gestão pública.pt-BRGestão PúblicaEducação AmbientalSustentabilidadeResponsabilidade SocialGestão pública transformadora: o papel do gestor na educação ambientalTrabalho de Conclusão de Curso10.55908/RGCV19N1-007Public ManagementEnvironmental EducationSustainabilitySocial Responsibility