Pereira, Ricardo dos SantosGonçalves, Ozanete de Oliveira Lamarão2025-11-192025-11-192025GONÇALVES, Ozanete de Oliveira Lamarão. Falta de qualidade no atendimento ao cliente em Porto Velho/RO. Orientador: Ricardo dos Santos Pereira. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EAD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2141rtigo tecnológico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo junto ao Curso de Gestão Comercial na modalidade EAD.A qualidade no atendimento ao cliente é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma estratégia comercial eficaz. No entanto, observa-se uma constante insatisfação com os serviços prestados em diversos segmentos no Brasil, como saúde, alimentação e telecomunicações. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a falta de qualidade no atendimento ao cliente nos setores de comércio e serviços de Porto Velho, Rondônia. A pesquisa apresenta natureza aplicada e abordagem quali-qualitativa, com enfoque exploratório e descritivo. Como instrumento de pesquisa foram aplicados questionários com funcionários do setor de comércio e serviços. Os resultados indicam que, embora os colaboradores reconheçam a alta importância da satisfação do cliente para o sucesso do negócio, eles apontam a falta de treinamento e a desmotivação da equipe como os principais obstáculos para um atendimento de excelência. As conclusões deste estudo reforçam que a melhoria do serviço externo depende de investimentos na qualificação e valorização do capital humano, sendo o bom atendimento um fator estratégico para o desempenho comercial e a sustentabilidade das empresas.PortuguêsAtendimento ao clienteFalta de qualidadeFalta de treinamentoSatisfação do consumidorGestão comercialFalta de qualidade no atendimento ao cliente em Porto Velho/ROTrabalho de Conclusão de CursoCustomer serviceLack of qualityLack of trainingCustomer satisfactionSales management