Silva, Érik Serafim daCruz, Angélica Aparecida daMacêdo, Jéssika Fernandes de2024-08-052024-08-052023CRUZ, Angélica Aparecida da. MACÊDO, Jéssika Fernandes de. Gestão de pessoas no setor público. Orientador: Érik Serafim da Silva. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/986Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.Todas as pessoas necessitam de algum serviço oferecido pelo governo. Saúde, educação, saneamento são alguns dos principais serviços que a população sempre necessita de atendimento. É notório a insatisfação de muitos usuários com o atendimento prestado por alguns servidores, e foi por isso a escolha do tema. Esse artigo tem como objetivo analisar o histórico do setor de gestão de pessoas na da administração pública mediante a importância de se ter um sistema funcional que capacite e busque em cada indivíduo o seu lugar dentro da máquina pública. O objetivo deste projeto é analisar a gestão de pessoas no ambiente de setor público buscando verificar quais são as necessidades e desafios de aprimorar uma gestão de qualidade e exatidão. A sociedade anda a passos largos e hoje percebe-se com toda essa inovação e tecnologia a grande importância das pessoas nas organizações sejam elas públicas ou privadas, as empresas estão cada vez mais centradas na qualificação do capital humano a fim de buscar otimização de resultados. Conclui-se nesse artigo, que as necessidades e desafios de implementar uma gestão de pessoas de sucesso vai muito além de apenas criar um setor. É necessário, um planejamento e a inserção de diretrizes focadas no capital intelectual, proporcionando treinamentos e desenvolvimentos interpessoais, tendo embasamento fixando como norma em cada setor, se tornando regra indiferente da mudança de governo.pt-BRAdministração PúblicaAtendimentoCapital HumanoGestão de pessoas no setor públicoTrabalho de Conclusão de Curso10.5281/zenodo.8237657