Carvalho, Edione Teixeira deSilva, Dheyci Kely Santos2025-11-122025-11-122025SILVA, Dheyci Kely Santos. Os possíveis impactos educacionais decorrentes do Novo Ensino Médio no ensino da geografia no Brasil. Orientador(a): Profª. Drª. Edione Teixeira de Carvalho. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2114Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Geografia à Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal.Alvo de uma profunda reestruturação curricular, o Novo Ensino Médio (NEM), estabelecido pela Lei nº 13.415/2017, trouxe com ênfase na flexibilização, maior carga horária e a implementação dos itinerários formativos. Embora tenha sido proposto como uma inovação, a reforma tem gerado controvérsias, especialmente em relação ao ensino de disciplinas fundamentais como a Geografia. Esta pesquisa visa analisar os impactos da implementação do NEM no ensino da Geografia, explorando as modificações na carga horária, na obrigatoriedade da disciplina e na organização curricular, com foco na formação crítica e cidadã dos estudantes. Através de uma análise bibliográfica e uma reflexão crítica sobre documentos oficiais, o trabalho investiga os efeitos positivos e negativos da reforma e discute se ela promoveu uma melhoria na qualidade da educação ou se contribuiu para o esvaziamento do ensino da Geografia. A análise se baseia na revisão da literatura, estudos acadêmicos e relatórios técnicos de especialistas e organizações educacionais. A pesquisa destaca a necessidade de uma valorização da Geografia enquanto disciplina essencial para a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e agir sobre as questões socioespaciais, ambientais e econômicas.PortuguêsNovo Ensino MédioGeografiaReforma educacionalCarga horáriaItinerários formativosFormação crítica.Os possíveis impactos educacionais decorrentes do Novo Ensino Médio no ensino da geografia no BrasilTrabalho de Conclusão de CursoNew Middle EducationGeographyEducational reformCourse workloadEducational itinerariesCritical education