Guardia, GleisonCarmo, Jackelyne Pacheco do2024-11-192024-11-192023CARMO, Jackelyne Pacheco do. A importância do Marketing nas pequenas empresas. Orientador: Gleison, Guardia. 19 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1459Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão ComercialEste artigo tem como objetivo principal apresentar a importância do marketing nas pequenas empresas. O estudo do impacto do marketing em pequenas empresas é vital para entender como essas entidades podem sobreviver e prosperar em um mercado cada vez mais competitivo. Pequenas empresas são fundamentais para a economia, representando uma fonte significativa de emprego e inovação. No entanto, elas frequentemente enfrentam desafios em termos de recursos e visibilidade. Compreender como o marketing pode ser eficazmente aplicado nesta escala pode desbloquear novas oportunidades para essas empresas e, por extensão, beneficiar a economia como um todo. A metodologia utilizada neste estudo é baseada em pesquisa bibliográfica, também apresenta uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, muito utilizada quando o objetivo do estudo é compreender as opiniões, comportamentos, crenças e atitudes das pessoas.pt-BRMarketingPequenas empresasEstratégiasA importancia do Marketing nas pequenas empresasTrabalho de Conclusão de Curso10.5281/zenodo.10049158