Aguiar, Tainá Cunha deCavalcante, Frank de AguiarAbreu, Jordaine Horlene Meireles de2023-05-052023-05-052021CAVALCANTE, Frank de Aguiar; ABREU, Jordaine Horlene Meireles de. Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química. Orientadora: Tainá Cunha de Aguiar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim.Durante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.pt-BREducaçãoEscolarização IndígenaRevisão BibliográficaEscolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de químicaTrabalho de Conclusão de CursoEducationIndigenous SchoolingLiterature review