Rodrigues, Maray del Carmen SilvaDias, Almiriane de Paula de Oliveira2025-07-012025-07-012025DIAS, Almiriane de Paula de Oliveira. Os impactos do marketing digital nas micro e pequenas empresas. Orientadora: Maray del Carmen Silva Rodrigues. 26 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1818Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Porto Velho Zona Norte.O marketing digital surgiu devido a necessidade da sociedade a se adaptar mediante a transformação digital, assim como as empresas também tiveram que se adaptar, mediante a essas mudanças, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender a relação entre o marketing digital e as micro e pequenas empresas, explorando como as redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas estratégicas para potencializar resultados e promover competitividade. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, analisando estudos relevantes que destacam o impacto das redes sociais, o empoderamento do consumidor e as inovações nos modelos de negócios. As principais conclusões indicam que o marketing digital democratizou o acesso às estratégias de comunicação, possibilitando que pequenos negócios fortaleçam sua presença no mercado, construam relações de confiança com seus clientes e explorem nichos de mercado de maneira inovadora, assim como também é observado que a adaptação às constantes mudanças tecnológicas e ao comportamento do consumidor é essencial para a relevância e sustentabilidade dessas empresas.PortuguêsEmpreendedorismoComunicação onlineRedes sociaisEstratégias digitaisCompetitividadeOs impactos do marketing digital nas micro e pequenas empresasTrabalho de Conclusão de CursoEntrepreneurshipOnline communicationSocial mediaDigital strategiesCompetitiveness