Barbosa, Xênia de CastroOliveira, Edeli Diogo de2023-11-302023-11-302023OLIVEIRA, Edeli Diogo. Experiências de educação profissional e tecnológica em Ji-Paraná/RO: história oral de vida de egressos e servidores. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho-RO, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/585Dissertação de Mestrado apresentada como requisito parcial para a obtençãodo título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, junto ao Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).Esta pesquisa teve como objetivo geral promover um estudo comparativo acerca das concepções de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de duas instituições educacionais rondonienses: a Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria, extinta em 2000, e o Instituto Federa de Rondônia, criado em 2008 e ainda em funcionamento. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Problematizar a trajetória da Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria; (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios enfrentados pela Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria e pelo Instituto Federal de Rondônia – Campus de Ji-Paraná, no primeiro ano de sua fundação; (3) Discutir os desafios atinentes à constituição da identidade do referido campus; e (4) Contribuir para a ampliação do conhecimento social acerca do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. O método que deu suporte à investigação foi o método histórico, que abrangeu a catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. Essas entrevistas foram gravadas com egressos da antiga Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria e servidores do Instituto Federal de Rondônia que acompanharam o processo de federalização da referida escola. Os resultados indicaram que o IFRO enfrenta desafios semelhantes aos que a Escola Agrotécnica enfrentou, além de desafios particulares, característicos do contexto político e econômico em que está inserido; que ambas as instituições foram impactadas por interesses políticos e necessidades econômicas entendidas como urgentes por parte dos dirigentes políticos; e que a escuta de egressos e servidores que participaram da vida dessas instituições mostrou-se relevante para a compreensão das rupturas e continuidades que perpassam as experiências pedagógicas das instituições escolares e dos desafios históricos que se apresentam ao campo da EPT no Brasil.pt-BREducação Profissional e TecnológicaHistória institucionalMemória.Experiências de educação profissional e tecnológica em Ji-Paraná/RO: História oral de vida de egressos e servidoresDissertaçãoTechnical and Vocational Education and TrainingInstitutional historyMemory.