Werneck, Jorge da SilvaPiovevan, Escarletti Zordenoni2023-03-172023-03-172022PIOVEZAN, Escarletti Zordenoni. Biblioteca de Alexandria e sua importância para a história da matemática. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/245Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação de Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Matemática.O objetivo principal deste estudo é dar uma perspectiva de como foi o ofício histórico no colossal centro cultural, o Museu e Biblioteca de Alexandria, descrevendo os acontecimentos históricos na evolução matemática de forma precisa para uma melhor compreensão, e mostrar a importância que a biblioteca de Alexandria guardara referente à Matemática na época áurea e até a queda definitiva da ciência nesse período histórico. Objetivou, também destacar os acontecimentos e evoluções que antecederam a abertura de novos caminhos para consequentes etapas de avanço na Matemática, assim como conseguir conciliar diferentes culturas, sendo então adotado a famosa cultura helenística, também será apresentado dentro deste contexto a mobilidade gigante de cientistas matemáticos e ligações entre eles, alguns descendentes de diversos lugares e sediados em Alexandria, já outros graduados em Alexandria e regressados à sua terra natal. Será retratado também no presente artigo, a biblioteca de Alexandria nos tempos atuais, descrevendo sua atual estruturação. Para realizar as análises e interpretar os autores, será utilizado o método históricocrítico (MACIEL & BRAGA, 2008).pt-BRHistória da matemáticaBiblioteca de AlexandriaEducaçãoBiblioteca de Alexandria e sua importância para a história da matemáticaTrabalho de Conclusão de CursoHistory of mathematicsLibrary of AlexandriaEducation