Nobre, Chimene KuhnKlann, AdrianiCardoso, Daniel Klann2024-08-022024-08-022023KLANN, Adriani. CARDOSO, Daniel Klann. O Novo Ensino Médio: um estudo de caso a partir da escola de tempo integral do município de Espigão D’Oeste/RO. Orientadora: Chimene Kuhn Nobre. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/979Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.O estudo é voltado à análise do novo Ensino Médio, analisando uma escola integral presente no município de Espigão D’Oeste (RO), levando em consideração que a escola, juntamente com a ação educadora, são considerados fatores essenciais para a nova realidade e os desafios que com ela surgem. O objetivo geral do estudo é verificar os impactos gerados pela implantação do Novo Ensino Médio em tempo integral e os reflexos na vida acadêmica e social do aluno, a partir da realidade da escola Novo Tempo do município de Espigão do Oeste – RO. Para tanto, os objetivos específicos são: identificar quais são os reais impactos e as suas consequências no que diz respeito à implantação do Novo Ensino Médio; constatar o que ainda se apresenta como impedimento quanto a ação prática da aplicação do Novo Ensino Médio, nas diferentes escolas públicas do Brasil. A metodologia usada é a pesquisa exploratória e descritiva através de um estudo de caso. Como resultados verificou se que o Novo Ensino Médio trouxe modificações não apenas na carga horária das aulas, mas também nos custos proporcionados pelo Governo Estadual e Federal para a escola, contudo, apesar dos desafios e problemas enfrentados, esse novo cenário proporcionou uma significativa melhora no preparo dos alunos para o meio universitário e ao mercado de trabalho que almejam seguir.pt-BREnsino IntegralEscola Novo TempoNovo Ensino MédioImImplementação e adaptação.O Novo Ensino Médio: um estudo de caso a partir da escola de tempo integral do município de Espigão D’Oeste/ROTrabalho de Conclusão de Curso10.5281/zenodo.7579353Comprehensive EducationNew Time SchoolNew High SchoolImplementation and adaptation