Pereira, Maily MarquesCamargo, Kelly Marion Silva de2024-02-082024-02-082020http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/728Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O presente estudo teve por objetivo propor a utilização de ferramentas didáticas como o Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Tecnologias da informação e Comunicação –TIC’s, do lúdico e da contextualização de maneira a inovar as práticas pedagógicas no ensino da matemática. Esta pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, tendo como natureza qualitativa e justifica-se na problemática: que ferramenta didática utilizar para inovar o ensino da matemática, para que o mesmo se torne eficiente e significativo. Alguns métodos de ensino vêm se consolidando e inovando as práticas educacionais, ambos têm atingido resultados satisfatórios para uma educação inovadora. Ao concluir o trabalho percebemos que cabe ao professor decidir que método usar para tornar suas aulas mais atrativas e interessantes, os recursos explanados neste artigo, são ferramentas indispensáveis para o êxito no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, pois permite que os saberes ensinados tenham sentido e novos significados para os alunos, na medida em que são utilizados em outros contextos fora dos muros escolares.pt-BRA utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da MatemáticaTrabalho de Conclusão de CursoFerramenta didáticaPráticas PedagógicasLEMTIC’sLúdico