Silva, Lucineia Pacheco de SousaFerrari, Maria HelenaMaroneze, Fabiani Marques Lopes Muller et al2023-04-262023-04-262022FERRARI, Maria Helena; MARONEZE, Fabiani Marques Lopes Muller; SILVA; Lucineia Pacheco de Sousa (orgs.). Centro de idiomas Campus Vilhena : relatos de experiências sobre o ensino de línguas estrangeiras em contextos remotos. Porto Velho: Temática, 2022.978-65-87350-75-2http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/306O Centro de Idiomas tem como missão principal promo ver aos discentes, servidores, pesquisadores e comunidade externa a oportunidade de adquirir conhecimentos em outras línguas e participar de atividades culturais, científicas, técnicas e pedagógicas inerentes à internacionalização. Bus ca-se, com esta iniciativa, a preparação fundamentada de recursos humanos que estejam aptos a se comunicar com fluência na língua alvo desejada para cada situação.Com foco voltado tanto a estudantes do IFRO quanto à comuni dade externa, o curso Connect yourself: idiomas em ação; teve as pro fessoras de Língua Inglesa Maria Helena Ferrari e Gicelma C. da Costa Xavier, e, a professora de Artes Fabiani M. L. M. Maroneze, como respon sáveis. Este projeto objetivou colocar seu público-alvo a par de diversas oportunidades de participação em programas de intercâmbios, progra mas de imersão em idiomas e, também, apresentar-lhes aplicativos ou plataformas gratuitas para aprendizagem de idiomas. Estar próximo à comunidade escolar 10 de forma a integrá-la de forma ativa ao fazer educativo é, possivelmente, uma forma de diminuir o distanciamento que já detectávamos antes da pandemia, e conservar os laços criados após todas as ações realizadas durante ela. Assim, lhe convido a conhecer esta obra, com o desejo de que pos sa lhe inspirar, ou, de alguma forma, que ela lhe seja familiar, seja por ser um profissional da educação, ou uma pessoa que tenha vivido ex periências semelhantes devido à pandemia de Covid-19, experiências estas que, para nós do IFRO Campus Vilhena, foram fôlego para vida.pt-BRCentro de idiomas Campus Vilhena: relatos de experiências sobre o ensino de línguas estrangeiras em contextos remotosBook