Guardia, GleisonOliveira, Lizandro2024-07-042024-07-042024OLIVEIRA, Lizandro. O Uso da Computação Desplugada no Ensino da Computação: desafios e oportunidades frente à nova BNCC. 2024. Monografia (Especialização em Informática na Educação (EaD)) - Instituto Federal de Rondônia, Ji-Paraná, IFRO, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/933Trabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação do curso de Especialização em Informática na Educação (EaD).O uso extensivo de processos computacionais está presente em nosso cotidiano. Assim, seja no desenvolvimento de tarefas ou manipulação de diferentes equipamentos, faz-se necessária a compreensão da computação e seus fundamentos. Dessa forma, esta pesquisa em desenvolvimento é caracterizada por uma análise bibliográfica de modo a evidenciar os desafios e potencialidades do ensino da computação no Brasil, iniciando uma reflexão para possíveis soluções a fim de minimizar as desigualdades existentes. As reflexões são feitas a partir da nova BNCC e das diretrizes que tratam das competências e habilidades para os eixos que compõem a Computação na Educação Básica, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Metodologias que adotem a computação desplugada, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, podem ser norteadoras para uma busca por dirimir as desigualdades existentes entre escolas, além da necessária capacitação de profissionais e investimentos em equipamentos a fim de atender o disposto na BNCC.pt-BREnsinoComputaçãoComputação DesplugadaBNCCO uso da computação desplugada no ensino da computação: desafios e oportunidades frente à nova BNCCTrabalho de Conclusão de CursoTeachingComputingUnplugged ComputingBNCC