Eguez, Bárbara Adelaide ParadaFerreira, Anderson LimaSilva, Gabriella Duarte da2024-11-122024-11-122023SILVA, Gabrilella Duarte da. FERREIRA, Anderson Lima. Projeto de diagnóstico e intervenção: implementação de estratégia de captação de clientes em uma microempresa de artigos personalizados. Orientadora: Bárbara Adelaide Parada Erguez. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Porto Velho. 2024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1435Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para obtenção do título de tecnólogo em Gestão ComercialEste estudo teve como principal objetivo elaborar um projeto de diagnóstico e intervenção em uma microempresa iniciante de artigos personalizados, como: convites, caixinhas, quadros; etc., visando a implementação de estratégias de captação de clientes. A pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa, com aspectos exploratórios, foi elaborada a partir de uma pesquisa de campo e de uma entrevista não estruturada com a proprietária da organização para a compreensão da problemática e o levantamento de dados referentes à empresa analisada. Dessa maneira, o estudo se justifica na importância de se proporcionar valor no mercado, por meio de planejamento mercadológico e análise dos stakeholders da organização. Nossa hipótese é de que a elaboração de estratégias estruturadas de marketing pode contribuir para a captação de clientes em microempreendimentos. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se nos estudos de Kotler e Keller (2012), Las Casas (2019), Cobra (2009), Cônsoli, Thomé e Neves (2007), Lima (2014), entre outros autores que contribuíram para o desenvolvimento da análise. Verificamos que a análise revela que ao utilizar as ferramentas adequadas para o diagnóstico, elaboração e implementação das estratégias em marketing maximiza a viabilidade de atração de clientes, além de ampliar as relações com os stakeholders, a fim de manutenção e perpetuação da empresa no mercado.PortuguêsMarketingStakeholdersCaptação de clientesDiagnóstico organizacionalFerramentas de diagnósticoProjeto de diagnóstico e intervenção: implementação de estratégias captação de clientes de uma microempresa de artigos personalizadosTrabalho de Conclusão de CursoMarketingStakeholdersCustomer acquisitionOrganizational diagnosisDiagnosis tools