Barbosa, Márcia de Fátima MoraisFrança, Cleudson Fabrício2025-03-062025-03-062025FRANÇA, Cleudson Fabrício; BARBOSA, Márcia de Fátima Morais. O uso de vídeos curtos no ensino de física no ensino médio: o que revelam as produções acadêmicas. Licenciatura em Física, Porto Velho, v. 01, n. 0, p. 1-19, jan. 2025. Semestral.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1653Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à coordenação de Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, campus Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Física.Este artigo tem como objetivo analisar o que as produções acadêmicas revelam sobre o uso de vídeos curtos no ensino de Física no ensino médio, identificando os desafios e as possibilidades dessa abordagem metodológica. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão de literatura sistematizada, de cunho qualitativo e de caráter descritivo sendo selecionadas e analisadas produções acadêmicas que abordavam o uso de vídeos curtos nas práticas pedagógicas. Os resultados indicaram que o uso de vídeos curtos pode potencializar o engajamento dos alunos facilitando a compreensão de conceitos complexos, a importância da formação continuada de professores para a implementação eficaz dessa metodologia, bem como, a necessidade de adaptação dos conteúdos às demandas dos alunos contemporâneos. Os desafios identificados incluíram a resistência à mudança por parte dos educadores e a necessidade de um planejamento mais inovador e interativo. Em suma, a utilização de vídeos curtos no ensino de Física não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também responde às exigências de um contexto educacional em constante transformação.pt-BRVídeos curtosEnsino de FísicaEnsino médioFerramenta metodológicaO uso de vídeos curtos no ensino de física no ensino médio: o que revelam as produções acadêmicasTrabalho de Conclusão de Curso