Souza, Francisco Wenderson Pereira deBlanco, Sinara Carolina2025-06-262025-06-262025BLANCO, Sinara Carolina. Estratégias de gestão comercial e informação para o sucesso da Educação a Distância no Brasil. Orientador: Francisco Wenderson Pereira de Souza. 2025. Trabalho ce conclusão de curso (Tecnologia em Gestão Comercial EaD) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1810Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnóloga em Gestão Comercial, junto ao Curso Gestão Comercial.A partir da segunda metade do século XX, as tecnologias passaram a promover inovações significativas com forte impacto na sociedade, caracterizando o período como a “era da informação”. No início do século XXI, houve uma expansão expressiva das instituições de ensino superior e da oferta de cursos nas modalidades de graduação, pós-graduação, cursos técnicos, profissionalizantes, EJA, preparatórios para o ENEM e vestibulares, bem como cursos especializados — todos favorecidos pelo avanço da Educação a Distância (EaD), amparada legalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96, em seu Art. 80. O objetivo geral deste estudo é analisar como a gestão da informação pode contribuir para o desempenho e crescimento da empresa Grupo Primeira Classe Educação e Tecnologia LTDA. A instituição foi fundada por Tiago Machado, servidor público, professor especialista em gestão e segurança no trânsito, administrador e empreendedor, que, com ampla experiência no setor educacional, criou e consolidou a PC CURSOS. Sob sua liderança, a instituição se destacou como uma das maiores no segmento de EaD no Brasil, com foco na capacitação profissional e na transformação social por meio da educação acessível e de qualidade.pt-BREducação a DistânciaImportância do ensino EADTecnologias na EducaçãoEstratégias de gestão comercial e informação para o sucesso da Educação a Distância no BrasilTrabalho de Conclusão de CursoDistance EducationImportance of distance learningTechnologies in Education