Almeida, José Elias deMachado, Cláudio Volpato2024-02-202024-02-202024MACHADO, Cláudio Volpato. Verificação e validação de competência docente e atividades extracurriculares no ensino de Ciências em escolas públicas da rede estadual do município de Colorado do Oeste-RO. Orientador: José Elias de Almeida. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciada em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/762Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título Licenciado em Ciências BiológicasO presente artigo trata das competências docentes quanto a verificação e validação de atividades extracurriculares que são desenvolvidas na escola e quais suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes nas áreas de ciências e biologia. Na busca de implementar ações efetivas a fim de promover o interesse de estudantes pelo conhecimento científico, torna-se necessário uma melhor análise dos assuntos considerados extracurriculares. As práticas utilizadas no desenvolvimento das citadas atividades, devem estar alinhadas com as metodologias utilizadas pelos docentes tendo como parâmetros o total aproveitamento do tempo na aplicação das tarefas e a sintonia com a construção de conhecimentos científicos válidos para a formação dos alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo, sendo que para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográficas e empíricas, envolvendo oito professores das disciplinas de Ciências e Biologia do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas da educação básica situadas em área urbana do Município de Colorado do Oeste-RO. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário via e-mail (google formulário) com sete perguntas cujos resultados mostram que o desenvolvimento de atividades extracurriculares é positivo pois sempre agregam conhecimentos válidos aos estudantes. No entanto, há que se considerar uma mudança na organização das mesmas em conciliação com o horário escolar. Na avaliação final concluímos que as atividades extracurriculares devem ser analisadas a partir dos aspectos de complementação do currículo escolar e da formação cidadã.pt-BRAtividade extracurricularAprendizagemCiências BiológicasVerificação e validação de competência docente e atividades extracurriculares no ensino de Ciências em escolas públicas da rede estadual do município de Colorado do Oeste-ROTrabalho de Conclusão de CursoExtracurricular activityLearning