Rodrigues, MarileiOliveira, Andreia Mendes Ortiz de2023-06-262023-06-262020OLIVEIRA, Andreia Mendes Ortiiz de. O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia. Orientadora: Marilei Rodrigues. 2020. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2020.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/409Artigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ciências e Matemática, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.Este artigo foi idealizado com a finalidade de levar o leitor a uma reflexão sobre o Ensino Aprendizagem da Matemática para crianças das Séries Iniciais. Sabemos que a Educação no Brasil vem sofrendo fortes críticas quanto a formação de nossos alunos principalmente pelo baixo desempenho em matemática nas avaliações externas que são submetidos. Temos presenciado, enquanto docentes, em nossas salas de aula, cada vez mais crianças despreparadas e com alto grau de dificuldade nos pré -requisitos básicos da disciplina. E não podemos negar que encontramos também docentes despreparados para o ensino da matemática. O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma um instrumento que possibilita dentre tantos outros a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber.pt-BRMatemáticaEnsinoAprendizagemO ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopiaTrabalho de Conclusão de CursoMathematicsTeachingLearning