Valim, RicardoDanner, Leno Francisco2024-02-292024-02-292023VALIM, Ricardo; DANNER, Leno Francisco. Por uma decolonização epistêmico-literária: a importância do ensino da literatura indígena brasileira contemporânea. In: RODRIGUES, Rauer Ribeiro; DORNELES, Marcos Rogério Heck; PORTELA, Natália Tano. (orgs.). Anais do 13º seminário do GPLV, Ações Criadoras e Reflexões Sobre a Pandemia, 16 a 19 de novembro de 2022 [recurso eletrônico], Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana-MS, Três Lagoas-MS, Corumbá, MS. Campinas, SP: Editora Pangeia, 2023. 156 p. Disponível em: https://editorapangeia.com.br/product/anais-13o-seminario-gplv-epub-pdf/. Acesso em: 29 fev. 2024. ISSN 2525-7463.2525-7463http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/802Artigo apresentado no evento 13º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida: Ações Criadoras e Reflexões sobre a Pandemia, realizado de forma on-line de 16 a 19 de novembro de 2022, com apresentação da comunicação oral “Por uma Decolonização Epistêmico-Literária: a Importância do Ensino da Literatura Indígena Brasileira Contemporânea”. A ação do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida se institui de forma articulada entre as unidades dos campi de Aquidauana, de Três Lagoas e de Corumbá, além do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS, com o intuito de fortalecer e propiciar a conexão de diferentes esferas teóricas, didáticas e sociais, contando com a realização de seminários, minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas, entrevistas, comunicações orais, lançamento de livros, declamações e leituras dramatizadas de textos. Esta iniciativa integra a efetivação do evento "13º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida - Ações Criadoras e Reflexões sobre a Pandemia" e procura a visualização de um grupo articulado de âmbitos que direcione a expansão de conhecimentos, a transformação de saberes e a cooperação de diversas esferas sociais.O presente trabalho objetivou analisar a importância do ensino decolonizador da literatura indígena brasileira contemporânea na difusão e defesa das culturas originárias marcadas pela base epistêmico-ancestral da tradição oral. A passagem da oralidade para a literatura, feita por escritores indígenas, revela voz-práxis-política em defesa das culturas originárias, na preservação das tradições, na proteção da natureza e na preocupação com a possibilidade de aniquilamento da humanidade pela falta de cuidado com o meio ambiente. A metodologia é pesquisa teórica apoiada na leitura e análise das obras de autores indígenas como: Ailton Krenak (2019) e Davi Kopenawa (2015), conta ainda com o estudo do pesquisador: Leno Francisco Danner (2020). Conclui-se que os ensinamentos da tradição oral encontram espaço na literatura atualizando e disseminando seus saberes produzindo engajamento social, visando transformação de corações e mentes proporcionado pela fixação da palavra falada e escrita na sociedade brasileira contemporânea sobre as questões indígenas.pt-BRContemporâneaDecolonizaçãoEnsinoIndígenaLiteraturaPor uma decolonização epistêmico-literária: a importância do ensino da literatura indígena brasileira contemporâneaArticleContemporaryDecolonizationTeachingIndigenousLiterature