Gomes, Sandra MonteiroSilva, Laffert Gomes Ferreira daFreitas Filho, Evandro de Souza2025-12-102025-12-102025FREITAS FILHO, Evandro de Souza. Faça você mesmo e olhe para o céu: a construção de um telescópio refletor automatizado como ferramenta pedagógica no ensino médio. Orientadora: Sandra Monteiro Gomes. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2212Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Calama, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado, junto ao Curso de Licenciatura em FísicaO presente estudo objetivou elaborar uma proposta pedagógica interdisciplinar articulada aos princípios da cultura maker, por meio da construção de um telescópio refletor newtoniano automatizado de baixo custo. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, exploratória e propositiva, fundamentada na teoria e no desenvolvimento técnico do artefato, englobando modelagem 3D, esquemas elétricos e programação de sistemas de controle. Os resultados demonstraram a viabilidade técnica e econômica do equipamento, validada por projetos de engenharia e análise de custos. Ademais, evidenciou-se o potencial de intervenção didática, decorrente da proposta pedagógica elaborada e fundamentada na análise das falhas e validações do protótipo. Conclui-se que a fabricação do instrumento constitui uma ferramenta eficaz para o ensino integrado de óptica, mecânica e automação etc, no ensino médio, fomentando o letramento científico, a interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil e a democratização do acesso à astronomia.pt-BREnsino de FísicaCultura MakerPrototipagem 3DMicrocontroladoresInterdisciplinaridadeFaça você mesmo e olhe para o céu: a construção de um telescópio refletor automatizado como ferramenta pedagógica no ensino médioTrabalho de Conclusão de CursoPhysics TeachingMaker Culture3D PrototypingMicrocontrollersInterdisciplinarity