Barbieri, Luciana AparecidaCosta, Daniela Onilia Ribeiro da2025-11-242025-11-242025COSTA, Daniela Onilia Ribeiro da. Gestão escolar e qualidade do ensino: contribuições para o alcance do ODS 4 nas escolas públicas. Orientadora: Luciana Aparecida Barberi. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2145Trabalho de Conclusão de Curso entregue ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão Pública, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EaD.O Gestor Escolar é definido como o indivíduo encarregado de estabelecer uma administração eficiente. Aprimorar os processos institucionais, burocráticos e pedagógicos da instituição educacional através de um processo de avaliação interna. Esta avaliação é utilizada para análise das informações, responsabilidades e tarefas dos funcionários escolares, além do uso de suas ferramentas. Assim, garantindo que os recursos humanos e materiais da escola estejam disponíveis e estruturados para estabelecer um ambiente de aprendizado eficaz e seguro. Portanto, o propósito deste estudo é entender o conceito de gestão escolar e questionar a atuação pedagógica do gestor. Com o objetivo de aprimorar o aprendizado e o desempenho dos estudantes. A atuação de um gestor eficaz abrange as seguintes dimensões: democracia- participativa, burocracia e pedagogia. A pesquisa será realizada nas escolas públicas da rede de ensino do estado, junto à equipe gestora e da aplicação de questionários ao diretor, coordenador e aos professores das instituições. Buscando com isso, entender a verdadeira responsabilidade desses membros, onde todos devem se envolver no trabalho para alcançarem melhores resultados na área pedagógica. Contudo, nota-se que para obter um bom resultado, é imprescindível contar com um gestor dedicado e ativo, articulador e colaborador do pedagógico, envolvendo toda a comunidade escolar nesse processo, tarefa que visa o aprendizado dos alunos.PortuguêsGestorEscolaEnsinoAprendizagemGestão escolar e qualidade do ensino: contribuições para o alcance do ODS 4 nas escolas públicasTrabalho de Conclusão de CursoManagerSchoolTeachingLearning