Ribeiro, Maria Ivanilse CalderonBarbosa, Italo Carlos Fonseca2024-12-122024-12-122024BARBOSA, Italo Carlos Fonseca. A importância da publicidade digital para a transparência e legalidade da licitações de obras públicas na perspectiva do cidadão. Orientadora: Maria Ivanilse Calderon Ribeiro. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Tecnologia em Gestão Pública EAD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, a, Campina Grande , 2024.2178-6925http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1546Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública EaD.A publicidade digital desempenha um papel crucial na promoção da transparência e legalidade das licitações de obras públicas, oferecendo aos cidadãos acesso a informações relevantes e permitindo o acompanhamento mais eficaz desses processos. Este estudo investiga como a publicidade digital pode ser utilizada para aprimorar a transparência e legalidade nas licitações de obras públicas, a partir da perspectiva dos cidadãos. A análise foca na importância da transparência nos processos administrativos, na relevância da Lei de Responsabilidade Fiscal e no impacto das tecnologias na promoção de uma governança pública mais transparente e eficiente. Além disso, a pesquisa destaca a eficácia dos portais de transparência e plataformas digitais interativas para facilitar o controle social e promover uma cultura de participação cidadã. Os resultados proporcionam uma compreensão dos benefícios, desafios e oportunidades associados ao uso da publicidade digital em licitações públicas, e oferecem recomendações práticas para otimizar seu uso e fortalecer a participação dos cidadãos.PortuguêsPublicidade digitalTransparênciaLicitações públicasParticipação cidadãGovernança públicaA importância da publicidade digital para a transparência e legalidade da licitações de obras públicas na perspectiva do cidadãoTrabalho de Conclusão de CursoDigital advertisingTransparencyPublic tendersCitizen participationPublic governance.