Paula, Nélio Ranieli Ferreira deFéliz, Ana Paula Müller2024-03-012024-03-012024FÉLIZ, Ana Paula Müller. Estudo de mercado sobre o potencial de comercialização de pitaya e perfil do consumidor no município de Cerejeiras – Rondônia. Orientador: Nélio Ranieli Ferreira de Paula. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/809Artigo Científico apresentado ao Curso Superior de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia AgronômicaO Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a maior parte desta produção é voltada para o mercado consumidor interno, pois somente 2,5% é exportada. As condições naturais do país favorecem uma grande diversidade de produção de frutas e entre as inúmeras possibilidades está a pitaya, uma fruta exótica que tem despertado grande interesse em consumidores e produtores. Nesse sentido, por ser considerada uma cultura nova no país, o objetivo deste estudo foi analisar o perfil do consumidor e o potencial de comercialização da pitaya em novos mercados, como o município de Cerejeiras – RO. A pesquisa foi realizada de forma online e presencial, através da aplicação de um questionário contendo 14 perguntas estruturadas e contou com 86 participantes. Esses questionamentos abordaram sobre dados sociodemográficos, nível de conhecimento sobre a pitaya, intenção de compra e preferências dos consumidores. Os resultados obtidos sobre o potencial de comercialização se mostraram positivos, pois 60,46% dos consumidores manifestaram interesse alto ou muito alto pelo consumo da pitaya, sendo mais aceito por eles os frutos com casca vermelha e polpa vermelha da espécie Selenicereus costaricensis. Além disso, também foi constatado que a baixa disponibilidade da fruta no comercio local e, consequentemente, o preço elevado, são os empecilhos mais relevantes que podem afetar o aumento do consumo da fruta pela população de Cerejeiraspt-BRFruticulturaPadrão de consumo - pitayaPitayaEstudo de mercado sobre o potencial de comercialização de pitaya e perfil do consumidor no município de Cerejeiras - RondôniaTrabalho de Conclusão de CursoFruit growingConsumption patternPitaya