Barros, Marco Aurelio Nunes deAndrade, Celine Geysa2025-09-082025-09-082025ANDRADE, Celine Geysa. “Ué, você trabalha aqui?” – Percepções sobre a atuação do Assistente Social no Instituto Federal de Rondônia – Campus Jaru. Orientador: Marcos Aurelio Nunes de Barros. 2025. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT), Instituto Federal Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2033Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.Mesmo não sendo tão recente a inserção de Assistentes Sociais na Educação Profissional e Tecnológica, parece haver um aparente desconhecimento sobre o seu fazer profissional. Diante desse contexto, surgiu o problema: Como destacar a abrangência do exercício profissional do Assistente Social dentro da Educação Profissional e Tecnológica? Este estudo configura-se como pesquisa participante, numa abordagem quali-quantitativa, de caráter investigativo. Linha de pesquisa 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é bibliográfica e documental. Os dados foram gerados a partir de oito rodas de conversas com dezesseis estudantes dos Terceiros anos Integrados ao Ensino Médio e com oito servidores e, foram analisados a partir de uma aproximação ao método de Análise de Conteúdo Categorial Temática, conforme Bardin (2016), tendo como campo de pesquisa o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Jaru. A pesquisa aconteceu em duas etapas, onde cada uma das etapas teve quatro rodas de conversa. Na primeira etapa, todos os 24 pesquisados participaram das rodas de conversa, com seis participantes em cada uma delas. Na segunda etapa, dois participantes não puderam participar, sendo preciso reagrupar os sujeitos da pesquisa. Este estudo investigou a percepção que a comunidade acadêmica da Educação Profissional e Tecnológica tem sobre a atuação do Assistente Social. Os resultados da pesquisa revelaram que a atuação do Assistente social na EPT é necessária, pois a prática profissional, respaldada pelas competências e atribuições privativas, poderá contribuir para a formação dos estudantes, fortalecer a Política de Assistência Estudantil desenvolvida sob uma perspectiva emancipatória e de superação das dificuldades para assegurar o acesso a educação de qualidade aos discentes. Como produto educacional, foi elaborado um e-book, que foi avaliado como um importante instrumento de esclarecimento e divulgação sobre o papel do Assistente Social na EPT, diante dos entraves, das vulnerabilidades e das potencialidades vivenciadas na política de educação, no contexto do IFRO Campus Jaru e na sociedade.pt-BRPapel do Assistente SociallEducação Profissional e TecnológicaPolítica de Assistência Estudantil“Ué, você trabalha aqui?” – Percepções sobre a atuação do Assistente Social no Instituto Federal de Rondônia – Campus JaruDissertaçãoRole of the Social WorkerProfessional and Technological EducationStudent Assistance Policy