Vargas, Jefferson AristianoDias, Eliana Angela2024-03-252024-03-252022DIAS, Eliana Angela. Avaliação do nível de alfabetização científica dos acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste/RO. Orientador: Jefferson Aristiano Vargas. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Colorado do Oeste-RO, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/877Artigo Científico apresentado ao curso Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências BiológicasA presente pesquisa centra-se na construção de um conceito sobre o que é alfabetização científica e na sua importância para a formação de futuros professores na área das ciências biológicas. Apresenta ainda a mensuração do nível de alfabetização científica dos acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRO – Campus Colorado do Oeste, que será feita pela aplicação do TACB – Teste de Alfabetização Científica Básica, um instrumento que contém itens de conteúdo científico básico, e posterior tabulação dos resultados obtidos. Através de uma análise comparativa entre os resultados obtidos por acadêmicos matriculados no 1º e 7º período do curso, pretende-se apresentar uma reflexão acerca de como o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas vem aprimorando e desenvolvendo, ou não, a alfabetização científica nos acadêmicos e futuros professores da área da ciência.pt-BRAlfabetização científicaEnsino de CiênciasFormação de professoresAvaliação do nível de alfabetização científica dos acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia – Campus Colorado do Oeste/ROTrabalho de Conclusão de CursoScientific LiteracyScience TeachingTeacher Trainin