Syryczyk, Edilberto FernandesMeurer, Eduardo Alves Kemper2024-09-302024-09-302024MEURER, Eduardo Alves Kemper. Possibilidades de aprendizagem matemática a partir da gameficação. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1325Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de resultado final da conclusão do curso de graduação do curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia- IFRO Campus Vilhena.O presente estudo tem como objetivo compreender a importância da gamificação e das plataformas de ensino que priorizam aos estudantes situações de aprendizagem baseadas em uma sequência didática interativa para motivar os alunos a estudar a partir dos elementos da gamificação na educação sendo esta uma metodologia que utiliza elementos de jogos em atividades e processos educacionais que contribuem para a melhoria da aprendizagem. A partir dessa problemática, valendo-se de revisão teórica sobre a evolução da aprendizagem da disciplina de matemáticas e seus desafios, o conceito de gamificação e os tipos de jogos usados como recursos didáticos, os passos e as premissas da Sequência Didática, das metodologias ativas e das possibilidades das tecnologias na Educação, este estudo de base qualitativa, consiste numa pesquisa bibliográfica a partir de um produto educacional ofertado na plataforma Khan Academy, em que se percebe a possibilidade de romper com paradigmas de aprendizagem matemática por meio da gamificação, trabalhando com esse modelo de método científico nas aulas de Matemática. A base teórica está alicerçada em autores como Bacich (2018), Clock et al. (2018), Oliveira (2017), dentre outros. Por meio de uma revisão de literatura o documento é composto de uma pesquisa bibliográfica e documental, em que serão investigados metodologias ativas que trazem resultados positivos e significativos na educação matemática, e os resultados com a plataforma Khan Academy. As metodologias que forem adaptadas ou criadas para trabalhar com as TIC’s Tecnologias de Informação e Comunicação, se sobressairão em contraste com as demais, e principalmente em contraste com as metodologias tradicionais. Como resultados foi possível aprofundar os conhecimentos acerca do uso das TICs em sala de aula e a metodologia como melhoria de aprendizagem da matemática, para assim evidenciar a importância da inovação na educação.PortuguêsTendencias em educação matemáticaMetodologias ativasTecnologias da informação e comunicação na matemáticaPossibilidades de aprendizagem matemática a partir da gameficaçãoTrabalho de Conclusão de CursoTrends in mathematics educationActive methodologiesInformation and communication technologies in mathematics