Cordenonsi, Adriana ZankiCalegari, Eliana Paula2025-02-202025-02-202022CORDENONSI, Adriana Zanki; CALEGARI, Eliana Paula. Ensino remoto e projeto de ensino: possibilidades de práticas pedagógicas no curso Técnico em Computação Gráfica do IFRO. In: SILVEIRA, Resiane Paula da. (org.). Perspectivas da educação: histórias e atualidades - volume 5. Formiga, MG: Editora Uniesmero, 2022. p. 159-174. Disponível em: https://www.uniesmero.com.br/2022/05/perspectivas-da-educacao-historia-5.html.978-65-84599-47-5http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1640Este capítulo faz parte do livro: Perspectivas da Educação: História e Atualidades - Volume 5 / Resiane Paula da Silveira (organizadora). – Formiga (MG): Editora Uniesmero, 2022. 208 p. : il.Neste trabalho intenciona-se refletir sobre práticas pedagógicas realizadas no contexto da pandemia de coronavírus (Covid-19). Para isso, parte-se da experiência em um projeto interdisciplinar desenvolvido no curso Técnico em Computação Gráfica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte, em 2020/2, envolvendo todas as disciplinas do módulo. Através da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, buscou-se, a partir de uma abordagem integradora, realizar atividades com o objetivo de criar soluções que contribuíssem com o trabalho realizado na CATANORTE (Cooperativa Rondoniense de catadores e catadoras de materiais recicláveis), no intuito de melhorar a divulgação da coleta seletiva na cidade, incentivando a educação ambiental. As atividades realizadas pelos alunos incluíram pesquisa sobre coleta seletiva e situação dos catadores, criação de logotipo, de toy art, de materiais para mídias sociais, de roteiro para animação, execução da animação e elaboração de relatório sobre o trabalho realizado. Todo o projeto foi desenvolvido de forma remota, em função da pandemia, utilizando ferramentas online e gratuitas. A execução do projeto interdisciplinar durante o período de ensino remoto foi um grande desafio, mas com a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos os resultados foram satisfatórios, os alunos que puderam participar do projeto envolveram-se com as atividades e apresentaram propostas que podem contribuir com a divulgação da coleta seletiva em Porto Velho.pt-BRAprendizagem Baseada em ProjetosInterdisciplinaridadeEducação Profissional e TecnológicaEnsino remotoEnsino remoto e projeto de ensino: possibilidades de práticas pedagógicas no curso Técnico em Computação Gráfica do IFROBook chapter10.5281/zenodo.6544671Project-Based LearningInterdisciplinarityVocational and Technological EducationRemote Teaching