Chibiaqui, Eloiza Dal PozzoAraújo, Angélica IzidroOliveira, Gilvan Araújo de2024-12-132024-12-132024ARAÚJO, Angélica Izidro. OLIVEIRA, Gilvan Araújo de. Ferramentas e estratégias de venda para pequena empresa por meio das mídias sociais Instagram e WhatsApp. Orientadora: Eloíza Dal Pozzo Chibiaqui. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1550Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão ComercialEste trabalho de conclusão de curso tem como finalidade pesquisar ferramentas de marketing digital por meio das redes sociais Instagram e WhatsApp, para fins promover o engajamento e promoção de vendas de uma microempresa, bem como testar que tipos de melhorias podem auxiliar na conquista de novos clientes e também fidelizar o público que já consome os produtos. A escolha dessas ferramentas, que são mídias sociais gratuitas, torna possível compartilhar fotos e vídeos capazes de gerar engajamento para a empresa. Após levantamento dessas ferramentas disponíveis, elaborar um plano de ação para implementação de estratégias poderá oportunizar à microempresa tornar-se competitiva no mercado, e atuante ao longo de todo o ano. Além disso, foi realizada análise SWOT para que o plano de ação e investimentos futuros sejam ainda mais assertivos.PortuguêsMídias sociaisMicroempresaMarketing digitalFerramentas e estratégias de venda para pequena empresa por meio das mídias sociais Instagram e WhatsAppTrabalho de Conclusão de Curso