Carvalho, Elaine Oliveira Costa dePereira, Adriana de LimaSantos, Caroline Kelze Arza2023-06-212023-06-212022PEREIRA, Adriana de Lima; SANTOS, Caroline Kelze Arza. Metodologia aplicadas ao ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista – revisão de literatura. Orientadora: Elaine Oliveira Costa de Carvalho. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/398Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus GuajaráMirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.contexto, é sempre um desafio ensinar um aluno autista, considerando toda a diversidade apresentada pelo transtorno. Esta pesquisa teve como objetivo analisar e elencar as metodologias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências, descrevendo a importância das metodologias na aprendizagem dos alunos autistas e desta forma construir uma rede de informações junto à comunidade escolar e acadêmica sobre aspectos relacionados ao TEA. A pesquisa se caracteriza como abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e cunho exploratório.O levantamento dos dados foi realizado nas bases de dados científicos das plataformas Periódicos Capes, Google acadêmico e SciELO. Vinte e cinco publicações foram selecionadas para este estudo, nas quais as metodologias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de imagens e atividades lúdicas em geral. Os resultados obtidos fazem-nos perceber a carência ainda de pesquisas e material exclusivo para o ensino de pessoas com TEA entendendo que a melhoria da educação sempre perpassa pela capacitação dos profissionais em educação, visando uma educação inclusiva real. Certamente este artigo também contribuirápara os processos de ensino de um modo geral e, em específico para o ensino de ciências com alunos autistas.pt-BRAutismoEducação Inclusivametodologiasensino de ciênciasMetodologia aplicadas ao ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista – revisão de literaturaTrabalho de Conclusão de CursoAutismInclusive EducationMethodologiesScience teaching