Ibiapina, Iveltyma Roosemalen PassosSilveira, Alexandro Marinho daLuz, Hercules Hamilton daBernardo, Tânia Lima2024-03-212024-03-212023SILVEIRA, Alexandro Marinho da; LUZ, Hercules Marinho da; BERNARDO, Tânia Lima. O impacto da inteligência artificial na gestão de médias e pequenas empresas no Brasil. Orientador: Iveltyma Roosemalen Passos Ibiapina. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Comercial), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Jaru, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/850Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Artigo apresentado à Coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Jaru, como requisito para obtenção de aprovação no Curso de Tecnologia em Gestão Comercial.O avanço da inteligência artificial, juntamente com a denominada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, vem atuando na otimização de processos gerenciais, bem como, no aumento da produtividade, ocasionando mais benefícios e menos esforço, sendo um meio positivo na gestão empresarial de pequenas e médias empresas no Brasil. Diante disso, objetiva-se com esse estudo, de forma geral, discutir o impacto da inteligência artificial na gestão de médias e pequenas empresas no Brasil; e de forma específica, pontuar sobre as características relacionadas à inteligência artificial; discorrer sobre a gestão empresarial 4.0; e discutir sobre o impacto da inteligência artificial no mundo empresarial. No meio relacionado às pequenas e médias empresas, a indústria 4.0 e a transformação digital originada da mesma, traz um apanhado de tecnologias que envolve o Big Data, a Internet das Coisas (IoT), a computação cognitiva, dentre outras, atingindo os diversos setores da economia. A indústria 4.0 possui surge para abrir novas oportunidades, principalmente para as micro e pequenas empresas, quanto à funcionalidade tecnológica. O que pode ser observado com esse estudo, deixa claro que a inteligência artificial, vem transformando o novo cenário do mercado e das organizações, no que se relaciona desde à gestão e processos organizacionais até a produção em si. Nesse sentido, a gestão empresarial baseada no uso de tecnologias, mostra como perspectivas a implementação de meios estratégicos eficazes junto à cadeia de valor, encarando a necessidade de adoção de novas práticas, impulsionando as eficiência e melhoria.pt-BRInteligência ArtificialPequenas empresasMédias empresasTecnologia 4.0O impacto da inteligência artificial na gestão de médias e pequenas empresas no BrasilTrabalho de Conclusão de Curso10.5281/zenodo.10197089Artificial intelligenceSmall businessMedium CompaniesTechnology 4.0