Milani, Samanta MargaridaPacheco, Alexandre Arruda2025-10-132025-10-132025PACHECO, Alexandre Arruda. Xadrez no ambiente escolar: Uma revisão literária da sua relação com o desenvolvimento cognitivo e os conteúdos de Matemática. Orientadora: Samanta Margarida Milani. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2025.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/2068Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciatura, junto ao Curso Matemática, sob a orientação da professor(a) Dra. Samanta Margarida Milani.O presente trabalho tem como objetivo investigar as habilidades cognitivas que podem ser desenvolvidas por meio da prática do xadrez, tais como raciocínio lógico e resolução de problemas, e a possível relação do xadrez com alguns conteúdos do currículo de matemática. A pesquisa foi conduzida com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico realizado no Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados obtidos evidenciam que a prática do xadrez contribui para o desenvolvimento de conceitos matemáticos, demonstrando ser uma alternativa viável no processo de ensino e aprendizagem da matemática.PortuguêsEnsinoXadrezMatemáticaXadrez no ambiente escolar: uma revisão literária da sua relação com o desenvolvimento cognitivo e os conteúdos de matemáticaTrabalho de Conclusão de CursoTeachingChessMathematics