Pereira, AguinaldoCardoso, Patrícia SantanaLima, Larice Rodrigues de2024-11-092024-11-092024CARDOSO, Patrícia Santana. LIMA, Larice Rodrigues de. O planejamento estratégico como ferramenta para a vantagem competitiva: análise da aplicação da SWOT na gestão empresarial. Orientador: Aguinaldo Pereira. 2024. 19 f. Trabalho de COnclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Porto Velho. 2024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1421Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão PúblicaO presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da análise SWOT no planejamento estratégico das empresas, investigando como essa ferramenta pode ser utilizada para identificar oportunidades e mitigar riscos. Além disso, busca-se discutir os desafios e limitações da análise SWOT, propondo recomendações para sua aplicação eficaz no contexto da gestão empresarial. A análise SWOT se destaca, dentre as várias ferramentas disponíveis para apoiar o planejamento estratégico, devido a sua simplicidade e eficácia. Ela é utilizada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa, conferindo uma visão ampla em relação ao contexto em que a empresa opera. Sendo uma ferramenta fundamental na gestão de empresas, o planejamento estratégico permite que organizações e empresas consigam definir objetivos de longo prazo e consente estabelecer um caminho para alcançar tais objetivos. Dentro do contexto de planejamento estratégico, a análise SWOT é uma das ferramentas com ampla utilização e reconhecimento. O uso dessa ferramenta se difundiu na década de 1960 e 1970. A metodologia abordada no presente trabalho é de caráter qualitativo, a interpretação dos dados foi realizada com base na triangulação das fontes, aumentando a validade dos resultados obtidos. Os resultados demonstram que a análise SWOT não é apenas uma ferramenta de diagnóstico, mas um componente essencial no planejamento estratégico que pode ocasionar uma gestão mais eficaz e proativa das organizações. A análise SWOT é uma ferramenta de suma importância no planejamento estratégico de empresas e organizações de diferentes tamanhos. Serve não apenas como uma ferramenta para um diagnóstico situacional, mas também como um amplificador para a inovação e adaptação às dinâmicas do mercado.PortuguêsPlanejamento estratégicoSWOTAnálise SWOTGestãoFerramentaO planejamento estratégico como ferramenta para a vantagem competitiva: análise da aplicação da SWOT na gestão empresarialTrabalho de Conclusão de Cursohttps://doi.org/10.61164/rmnm.v11i1.3061Strategic planningSWOTSWOT analysisManagementTool