Silva, José de Anchieta Almeida daOliveira, Wagner Batista de2023-12-192023-12-192023OLIVEIRA, Wagner Batista de. A relevância de uma alfabetização científica que proporcione o desenvolvimento crítico. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/664Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.A alfabetização científica contribui para a formação crítica da sociedade. Vive-se em um ambiente de descrédito científico, onde, com base no senso comum são realizadas campanhas de desinformação e desrespeito com o trabalho das Ciências causando prejuízos para a população. Este instrumento tem como objetivo verificar a importância da alfabetização científica como formação crítica. Após a investigação, fica evidente que a alfabetização científica sistemática, ou seja, de forma efetiva, séria, buscando desenvolver-se e adequando-se ao mundo moderno, será fundamental para superar o apagão científico que está instalado nos pensamentos de parte da população.pt-BRA relevância de uma alfabetização científica que proporcione o desenvolvimento críticoTrabalho de Conclusão de CursoAlfabetizaçãoCiênciasDesenvolvimentoSéries iniciaisEnsino Fundamental