Santos, Antônio Nacílio Sousa dosJesus, Sérgio Nunes deOliveira, Priscila Maria SilvaLima, Ailson Gomes deBarros, Maiko Matheus SantosCintra, Mônica da CostaNunes, Kennya Rodrigues2024-09-092024-09-092024JESUS, Sérgio Nunes de; OLIVEIRA, Priscila Maria Silva; LIMA, Ailson Gomes de. et al. “Os ecos de Paris”: o tecido da moda e a tinta da literatura em “As ilusões Perdidas” (1837) de Honoré de Balzac. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, v. 16, n. 7, p. 01-26, 2024.1989-4155http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1226Produção Científica Acadêmica.As obras de Honoré de Balzac são um espelho fiel da sociedade francesa do século XIX, capturando com maestria os detalhes de sua estrutura social e cultural. O autor, em seus escritos, não apenas narra histórias envolventes, mas também oferece uma análise perspicaz das dinâmicas sociais, revelando como a moda e a indumentária funcionam como símbolos de status e identidade. A importância de sua obra reside na capacidade de proporcionar uma compreensão profunda do contexto histórico e social de sua época, destacando as nuances das relações entre diferentes classes sociais. Este estudo se centra na obra “As Ilusões Perdidas” (1837), uma das peças mais emblemáticas do autor, para explorar como retrata a aristocracia, a burguesia e os artistas através de suas vestimentas e comportamentos. Ao fazer isso, buscamos elucidar a complexa teia de significados que a moda assumia naquele período. A metodologia adotada é qualitativa, analítica e bibliográfica e envolve uma análise interdisciplinar que integra diversas áreas do saber, destacando, teoricamente, os conceitos de Pierre Bourdieu (2001), teoria da moda, permitindo uma visão multifacetada das interações sociais e dos códigos de vestimenta descritos pelo autor. Assim, os achados desta pesquisa revelam como Balzac utilizava a moda não apenas como um elemento decorativo, mas como um recurso narrativo fundamental para criticar e expor as tensões e contradições de sua sociedade. Ao examinar os personagens de “As Ilusões Perdidas”, percebemos como a indumentária serve para destacar aspirações, disfarçar fragilidades e consolidar identidades sociais. Esta investigação contribui para um entendimento mais profundo da obra e oferece insights valiosos sobre a intersecção entre moda e literatura no século XIX.pt-BRBalzacSociedade francesaModaDinâmicas sociais“Os ecos de Paris”: o tecido da moda e a tinta da literatura em “As ilusões Perdidas” (1837) de Honoré de BalzacArticleBalzacFrench societyFashionSocial dynamics