Eguez, Bárbara Adelaide ParadaSangalli, Selma Regina2025-07-032025-07-032024SANGALLI, Selma Regina. Gestão e estratégias de marketing de vendas na era digital: abordagens e desafios. Orientadora: Bárbara Adelaide Parada Eguez. 18 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2024.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1823Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, como pré-requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial EaDO presente estudo tem como objetivo analisar detalhadamente as estratégias de marketing digital, as ferramentas tecnológicas disponíveis e como as empresas podem implementá-las para melhorar suas operações e alcançar melhores resultados. Este trabalho justifica-se pela necessidade urgente de adaptação das empresas ao ambiente de negócios transformado pela revolução digital. A metodologia utilizou uma abordagem qualitativa, onde utilizou-se a coleta de dados, combinada com uma análise de conteúdo detalhada de documentos e uma revisão bibliográfica. No contexto da pandemia, o impacto das tecnologias digitais tornou-se ainda mais evidente, com plataformas de aprendizado online facilitando o treinamento contínuo das equipes de vendas. O uso efetivo de ferramentas digitais tem contribuído para o aumento do retorno sobre o investimento, permitindo que empresas, inclusive pequenas, otimizem seus recursos e ajustem suas estratégias com base em dados em tempo real. O estudo conclui que a avaliação do estágio de transformação digital em que cada negócio se encontra é primordial para a implementação de estratégias de inovação assertivas, garantindo que as empresas possam aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital.pt-BRGestão e estratégias de marketingCRMFerramentas digitaisGestão e estratégias de marketing de vendas na era digital: abordagens e desafiosTrabalho de Conclusão de CursoManagement and marketing strategieCRMDigital tools