Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deSilva, Uliete Fernandes da2024-12-242024-12-242024SILVA, Uliete Fernandes da. Uso de atividades diferenciadas no ensino de botânica uma visão geral. Orientadora: Roberta Carolina Ferreira Galvão de Holanda. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (e Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2024http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1569Artigo Científico apresentado ao Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas.A botânica é um ramo da Biologia que estuda a morfologia, anatomia e fisiologia dos organismos fotossintetizantes. Eles realizam a conversão da energia solar em energia química e são representados por plantas, algas e cianobactérias. Existem diversas formas de trabalhar os conteúdos de botânica para a promoção do ensino-aprendizagem significativo. Nesse contexto, destaca-se o lúdico para complementar o método de ensino tradicional no que tange à aplicação dos conhecimentos. O presente trabalho, que consiste em uma pesquisa bibliográfica, visa apresentar e analisar atividades lúdicas práticas. Elas foram publicadas em artigos científicos entre 2019 e 2023 e retratam o uso do lúdico para aplicação do ensino de botânica em sala de aula. Os artigos foram buscados no Portal de Periódicos CAPES, lidos e analisados sob a perspectiva de alguns teóricos da área. Notou-se que tal metodologia de ensino tem sido benéfica para a aprendizagem de botânica, pois estimula a interação entre aluno e professor, promove o alcance dos objetivos propostos para as aulas, desperta o interesse dos alunos e promove a participação nas aulas.PortuguêsLúdicoAprendizagem e educaçãoUso de atividades diferenciadas no ensino de botânica uma visão geralTrabalho de Conclusão de CursoPlayfulnesslearning and education