Iza Reis GomesOliveira, Valdelice Rodrigues de Passos2025-03-062025-03-062024Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos. Acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Profissional e tecnológica (EPT) do IFRO-Campus Porto Velho Calama/Valdelice Rodrigues de Passos Oliveira, Porto Velho-RO,2024. 74f.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1649Dissertação de mestrado para fins de obtenção do título de mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Iza Reis Gomes.Incluir pessoas com necessidades especiais tem sido um desafio para a educação; mesmo com a garantia da matrícula e a permanência na escola, não podemos pensar que está tudo resolvido. Falar sobre a inclusão de pessoas em condição de autismo abre espaços para reflexões no campo educacional. Por esse motivo, esta pesquisa pautou-se nas reflexões sobre o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na educação profissional e tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama. Os documentos norteadores das políticas públicas e ações inclusivas para esse público-alvo realizadas pelo IFRO constituíram o objeto de estudo desta pesquisa. A problemática da pesquisa consiste em: como o IFRO – Campus Porto Velho Calama se organiza para desenvolver a política de inclusão das pessoas com TEA? Estabelecemos algumas opções metodológicas a partir das contribuições de Gil (1999, 2002), Chizzotti (2000, 2001), Minayo (2001) e Bardin (2016). Os caminhos da pesquisa prosseguiram na abordagem qualitativa à pesquisa aplicada, para gerar um produto que pudesse ser utilizado no contexto escolar. A abordagem escolhida foi a qualitativa por se tratar de uma pesquisa exploratória e descritiva, conforme os objetivos estabelecidos. Para a coleta de dados, optamos: a) pela pesquisa documental, com a possibilidade de analisar documentos oficiais das políticas públicas inclusivas norteadoras pertinentes às pessoas com TEA no IFRO – Campus Porto Velho Calama; b) pela pesquisa participante, que objetivou a aplicação da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com os profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A escolha do tema foi motivada pela experiência docente na educação básica. Como produto educacional, a proposta foi elaborar um guia para acolhimento de pessoas com autismo no âmbito escolar a partir de evidências científicas. O resultado é a divulgação do material nas redes sociais, nas secretarias de Educação e em eventos da área.pt-BRAutismoAcolhimentoEducação Profissional e TecnológicaAcolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFRO – Campus Porto Velho CalamaDissertaçãoAutismReceptionProfessional and Technological Education